Liturgia diária
25.Out - 30º Domingo do Tempo Comum
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
  • 1ª Leitura
  • Salmo
  • 2ª Leitura
  • Evangelho
  • Primeira Leitura (Êx 22,20-26)


    Leitura do Livro do Êxodo:


    Assim diz o Senhor: 20Não oprimas nem maltrates o estrangeiro, pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito. 21Não façais mal algum à viúva nem ao órfão. 22Se os maltratardes, gritarão por mim, e eu ouvirei o seu clamor. 23Minha cólera, então, se inflamará e eu vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas e órfãos os vossos filhos.


    24Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, a um pobre que vive ao teu lado, não sejas um usurário, dele cobrando juros. 25Se tomares como penhor o manto do teu próximo, deverás devolvê-lo antes do pôr-do-sol. 26Pois é a única veste que tem para o seu corpo, e coberta que ele tem para dormir. Se clamar por mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.


    - Palavra do Senhor.


    - Graças a Deus.

    Segunda Leitura (1Ts 1,5c-10)


    Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:


    Irmãos: 5cSabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. 6E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações. 7Assim vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia.


    8Com efeito, a partir de vós, a Palavra do Senhor não se divulgou apenas na Macedônia e na Acaia, mas a vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir. 


    - Palavra do Senhor.


    - Graças a Deus.

    Salmo Responsorial (Sl 17)


    — Eu vos amo, ó Senhor,/ sois minha força e salvação.


    — Eu vos amo, ó Senhor,/ sois minha força e salvação.


    — Eu vos amo, ó Senhor!/ Sois minha força,/ minha rocha, meu refúgio e Salvador!/ Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga,/ minha força e poderosa salvação.


    — Ó meu Deus,/ sois o rochedo que me abriga,/ sois meu escudo e proteção: em vós espero! Invocarei o meu Senhor:/ a ele a glória!/ E dos meus perseguidores serei salvo!


    — Viva o Senhor!/ Bendito seja o meu Rochedo!/ E louvado seja Deus, meu Salvador!/ Concedeis ao vosso rei grandes vitórias/ e mostrais misericórdia ao vosso Ungido.

    Anúncio do Evangelho (Mt 22,34-40)


    — O Senhor esteja convosco.


    — Ele está no meio de nós!


    — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.


    — Glória a vós, Senhor!


    Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”


    37Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.


    — Palavra da Salvação.


    — Glória a vós, Senhor.

    Indique a um amigo
    CONTATO

    Paróquia São Rafael Arcanjo

  • (41) 3245-4898

  • R. Darci Vargas, 2573 - Cidade Industrial De Curitiba, Curitiba - PR, 81250-190

  • Entre em contato com a equipe do Padre Cleberson Evangelista!

    Copyright © 2024 Padre Cleberson Evangelista. Todos os direitos reservados.