Geral
 
24.Fev - Aprovado o milagre que levará à beatificação de Carlo Acutis, o ciberapostólo da Eucaristia
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Aprovado o milagre que levará à beatificação de Carlo Acutis, o ciberapostólo da Eucaristia

Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres (Inglaterra), onde sua família viveu por motivos de trabalho. Anos depois, eles se mudaram para Milão (Itália).


 


Fez a Primeira Comunhão aos 7 anos e, desde então, sua vida foi marcada por um profundo amor pela Eucaristia, a qual considerava como “rodovia para o céu".


 


Ele participava da Missa todos os dias e também rezava o terço, impulsionado pela sua devoção à Virgem Maria, a qual considerava sua confidente. Além disso, dava aulas de catecismo às crianças e ajudava as pessoas mais necessitadas.


 


A intensa vida espiritual de Carlo o levou a inventar o que alguns chamaram de um “kit para tornar-se santo”, formado por Missa, Comunhão, Terço, leitura diária da Bíblia, confissão e serviço aos outros.


 


Acutis também desenvolveu desde pequeno o seu talento pela informática e os adultos que o conheciam o consideravam um gênio. Ele criou exposições virtuais sobre temas de fé, como milagres eucarísticos em todo o mundo. Fez isso quando tinha 14 anos.


 


Quando foi diagnosticado com leucemia, Carlo decidiu oferecer seus sofrimentos pelo Papa e pela Igreja Católica. Faleceu em 12 de outubro de 2006, dia da festa da Virgem do Pilar, com apenas 15 anos de idade.


 


Os restos mortais do venerável Carlo Acutis, conhecido como o Ciberapóstolo da Eucaristia, descansam desde abril deste ano no Santuário da Spogliazione (Despojamento), local onde São Francisco de Assis deixou tudo para seguir o Senhor. Antes de morrer, o jovem expressou seu desejo de ser enterrado lá.


 


O milagre




O milagre atribuído a Carlos Acutis terá ocorrido em Campo Grande, Brasil, segundo afirma o vice postulador da causa de beatificação do jovem, o sacerdote Marcelo Tenório.


 


Em 15 de novembro de 2019, a Comissão Médica da Congregação para a Causa dos Santos no Vaticano acolheu o relato da cura milagrosa de um menino ocorrido pela intercessão do venerável Carlo Acutis.


 


Logo após a promulgação do decreto, o sacerdote da diocese de Campo Grande e vice-postulador da causa de Acutis afirmou:


 


“Ontem, sexta-feira, Papa Francisco recebeu em audiência o cardeal Angelo Becciu, Prefeito da Congregação da Causa dos Santos e autorizou ao Discasterio a promulgar o Decreto sobre o Milagre atribuído ao Venerável Carlo Acutis.


 


Aguardemos, com alegria, a data da Beatificação.


 


VIVA CARLO!!”


 


A identidade do miraculado e os detalhes da cura ainda não foram divulgados pelo Vaticano, entretanto, segundo Padre Marcelo Tenório tratar-se-ia da cura de uma criança mato-grossense.


 


Segundo Padre Tenório afirmou o jornal Campo Grande News, a cura milagrosa, que foi levada ao Vaticano deu-se da seguinte maneira: “No dia 12 de outubro de 2010, na capela de Nossa Senhora Aparecida, de nossa Paróquia, no momento da Bênção com a Relíquia, aproximou-se um garoto, levado por seu avô e que sofria o drama do pâncreas anular, que trata-se de uma anomalia congênita rara. Essa enfermidade fazia com que a criança vomitasse todo tempo o que a deixava fraca e muito abatida, pois tudo o que comia, voltava, inclusive líquido. Já andava com uma toalhinha, porque era grave a sua situação. Cada vez mais fraco, debilitado, encontraria a morte certa”.


 


“Na fila para bênção, a criança pergunta ao avô o que deveria pedir e ele lhe diz: " para parar de vomitar", e assim aconteceu. Quando chegou a vez do enfermo, ele tocou na Relíquia do Carlo e disse com voz firme: " Parar de Vomitar" e, a partir de então, não vomitou mais. Em fevereiro de 2011, a família mandou fazer novos exames no garoto e foi-lhe constatado a plena cura. Agora é aguardar o momento em que a data da Cerimônia que tornará o Carlo Beato seja anunciada (sic), afirmou o sacerdote”.


 


Em 18 de outubro, em declarações à ACI Stampa – agência italiana do Grupo ACI –, o postulador da causa de Acutis, o italiano Nicola Gori, confirmou que a congregação vaticana recebeu o dossiê de “um suposto milagre ocorrido no Brasil de uma criança. Tudo está em estudo e as cartas estão sendo examinadas”.


 


A notícia do reconhecimento do milagre atribuído a Carlo Acutis repercutiu também em Assis, na Itália, onde está o corpo do futuro beato. No Santuário da Spogliazione, O Bispo diocesano de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino, Dom Domenico Sorrentino, disse aos fiéis que “às vezes a vida não sempre nos surpreende com belas notícias, mas também com notícias belíssimas como esta (...), referindo-se à próxima beatificação do “apóstolo do PC” e convidou os presentes a rezar, como fazia Carlo, “quem quis seguir os passos de Francisco e assim tornou-se um jovem santo”.


 


Fonte: ACI Digital


Indique a um amigo
 
CONTATO

Paróquia São Rafael Arcanjo

  • (41) 3245-4898

  • R. Darci Vargas, 2573 - Cidade Industrial De Curitiba, Curitiba - PR, 81250-190

  • Entre em contato com a equipe do Padre Cleberson Evangelista!

    Copyright © 2024 Padre Cleberson Evangelista. Todos os direitos reservados.